Atualidade

07 maio 2021

De acordo com a otorrinolaringologista e coordenadora da Unidade de Voz do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (CHLO), Dr.ª Clara Capucho, o uso de máscaras decorrente da COVID-19 provocou nos portugueses um aumento nas doenças da voz.

07 maio 2021
Segundo a publicação “Estatísticas da Saúde 2019”, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), as mortes por tumores malignos da laringe e traqueia subiram mais de 50% em 20 anos.
07 maio 2021

O Dia Nacional de Educação de Surdos, que acontece a 23 de abril, veio reafirmar a importância de sensibilizar a população para esta patologia e para linguagem que dá suporte à respetiva comunicação. Dois dias antes, assinalou-se também um ano desde que começou a funcionar a plataforma de atendimento por videochamada no Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS24) dedicada a cidadãos surdos.

07 maio 2021

“Multidebrider” é o nome do novo aparelho que a Unidade Local de Saúde (ULS) do nordeste adquiriu, de forma a inovar a cirurgia de ambulatório de Otorrinolaringologia.

23 Abr. 2021

A Clínica de Stº António tem agora à disposição um novo equipamento de TAC, o cone beam computerized tomography. Este dispositivo está indicado, maioritariamente, para as áreas de Medicina Dentária, Maxilo-Facial e Otorrinolaringologia, permitindo uma aquisição bidimensional panorâmica e a obtenção de imagens que possibilitam reconstruções 3D de elevado detalhe e precisão das áreas analisadas.

23 Abr. 2021

No âmbito do Dia Mundial da Voz, assinalado a 16 de abril, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) apresentou ao Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga (ACES BV) um novo projeto para rastreio do cancro da laringe.

09 Abr. 2021

“Sendo os médicos especialistas e internos de Medicina Geral e Familiar (MGF) a primeira linha de contacto de muitos doentes com problemas vestibulares, a orientação diagnóstica e precoce faz a diferença no sucesso e resolução dos sintomas”, assinala a Dr.ª Rosa Castillo, coordenadora da Unidade de Vertigem do Hospital CUF Porto. É neste sentido que está a organizar o webinar “A vertigem e a instabilidade crónica na MGF”, que se vai realizar a 13 de abril. Inscreva-se já.

09 Abr. 2021

Para assinalar o Dia Mundial da Voz, marcado a 16 de abril, a Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SPORL-CCP) e a Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (SPTF) lançam a campanha “Um mundo muitas vozes” . O objetivo é sensibilizar os portugueses para os cuidados a ter com a voz.

09 Abr. 2021

Um estudo sobre o impacto da apneia do sono nos relógios biológicos do nosso organismo, publicado na revista científica EBioMedicine, The Lancet, assinala a necessidade urgente de encontrar novas estratégias que melhorem e antecipem o diagnóstico desta doença respiratória obstrutiva, uma das perturbações do sono mais prevalentes no mundo, mas ainda muito subdiagnosticada.

26 Mar. 2021

No mês em que se celebra o Dia Mundial da Audição, assinalado a 3 de março, a Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) deixa uma mensagem de sensibilização pública para as dificuldades de acesso à língua falada e escrita da comunidade que têm as pessoas com surdez (moderada, severa a profunda). Dificuldades estas que comprometem, nestes doentes, "o nível da produção escrita, da linguagem, da comunicação e das aprendizagens e, consequentemente, na sua inclusão na sociedade e no mercado de trabalho", alerta a EPM-CELP.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

Opinião

Cancro de cabeça e pescoço: o impacto da doença em Portugal
Dr.ª Ana Joaquim, secretária da direção do Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço
Nem só de rinoplastias vive o nariz. Sabia?
Dr. João Martins, cirurgião plástico

PUB

Apoio

Viatris