Atualidade
A parosmia é uma patologia que ocorre quando existem distorções no olfato. De acordo com uma notícia da Sky News, após a infeção por COVID-19, tem sido relatada como um sintoma em jovens e profissionais de saúde que sofrem uma alteração nos cheiros devido a um choque nos nervos do nariz.
O Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), EPE, Aveiro, prolongou o horário do seu novo Serviço de Urgência da especialidade de Otorrinolaringologia.
Segundo um estudo divulgado recentemente, um dos sintomas mais comuns da COVID-19, a perda de olfato, prevalece mais nos doentes infetados ligeiros.
O otorrinolaringologista e diretor clínico do Hospital CUF Tejo, em Lisboa, Dr. João Paço, alerta para o facto de o elevado som dos auriculares poder causar traumatismos irreversíveis no ouvido interno, explicando que lesões podem ocorrer e que soluções existem.
Em estudos feitos até agora, a perda de olfato pelo SARS-CoV-2 em doentes com COVID-19, explicava-se por algo relacionado com uma ação do vírus no sistema nervoso. Porém, um estudo feito na Universidade Harvard, nos Estados Unidos da América, revelou o contrário e explica agora como esse sintoma pode ocorrer.
A Linde Saúde inaugura uma nova unidade de apoio ao tratamento de doentes com distúrbios respiratórios do sono (DRS), no Porto. Esta nova unidade, em contexto de pandemia da COVID-19, permite aliar os cuidados de proximidade à segurança dos procedimentos para assegurar a continuidade dos tratamentos, sobretudo nos doentes com mais receio das visitas domiciliárias atualmente.
De acordo com um estudo publicado na Physics of Fluids, uma máscara cirúrgica usada apenas tem uma proteção de 25%, enquanto uma nova oferece 65% e é eficiente na filtragem de partículas no ar. Observou-se que com uma máscara usada, pequenas gotas ficam acomodadas tanto na face, vias aéreas, nariz, faringe bem como no pulmão profundo.
Dois estudos apresentados na revista Science revelam que os anticorpos IgA, abundantes por exemplo nas mucosas da faringe e que são os primeiros a aparecer quando uma pessoa fica infetada com COVID-19, são também os que melhor neutralizam o vírus.
A vertigem, tontura e desequilíbrio é motivo de consulta frequente nas consultas de MGF sobretudo na população idosa, pelo que se torna necessário que os médicos estejam familiarizados com estas patologias. Foi este o ponto de partida para o webinar “O essencial da vertigem em MGF”, realizado no dia 26 de novembro.
O Hospital Garcia de Orta contratou blocos operatórios a dois hospitais privados para cirurgias nas áreas de maxilo-facial, otorrino, gerais e ortopédicas, de modo a libertar espaço nas alas de internamentos de doentes infetados pelo SARS-CoV-2.