Atualidade

20 maio 2022

Embora a utilização de cannabis em Medicina tenha as suas vantagens terapêuticas é necessário estar ciente dos riscos associados ao seu consumo. O artigo publicado na Revista Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço debruçou-se sobre “O impacto do consumo de cannabis em ORL”, uma área considerada pertinente na medida em que a inalação constitui a via de administração preferencial e mais comum de cannabis.

04 maio 2022

Os determinantes da tolerância aos alergénios alimentares não são totalmente compreendidos. Assim, o objetivo de presente estudo foi elucidar a associação entre sintomas orofaríngeos sem reações sistémicas e a tolerância a alergénios alimentares. Como conclusão, os resultados sugerem que os sintomas orofaríngeos sem reações sistémicas podem ser um fator de risco para intolerância a alergénios alimentares.

22 Abr. 2022

A plataforma de atendimento por videochamada aos cidadãos surdos do SNS 24 realizou, em dois anos de atividade, cerca de 3.300 triagens intermediadas por um intérprete de Língua Gestual Portuguesa. Os dados foram divulgados pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

08 Abr. 2022

A doença de Ménière continua a ser uma das patologias de destaque na área da Otorrinolaringologia. Neste sentido, a Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO) editou um livro de recomendações que pretende servir de guia de apoio aos clínicos que lidam com a Doença de Ménière na sua prática clínica. A autoria é da Dr.ª Maria Manuel Henriques e da Dr.ª Sandra Costa, especialistas da APO.

07 Abr. 2022

A doença de Menière (DM) familiar é uma doença geneticamente heterogénea mas têm sido recentemente propostos outros padrões hereditários, tais como herança recessiva e digénica envolvendo mutações raras nos genes OTOG e MYO7A, respetivamente. Neste estudo, foi recrutada uma coorte familiar de DM para identificar novos genes candidatos.

25 Mar. 2022

A VitalAire, empresa do grupo Air Liquide, lançou uma nova aplicação para telemóvel, com o objetivo de apoiar os pacientes em tratamento para a síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS). A nova app kairin disponibiliza programas de acompanhamento, mais de 45 conteúdos como vídeos educativos e artigos, gráficos e tendências de utilização, questionários para ajudar a compreender as necessidades individuais de cada paciente, bem como uma forma de contacto direto com a empresa.

11 Mar. 2022

Um estudo da Faculdade de Medicina Johns Hopkins com cerca de 50 doentes com doença de Alzheimer veio suportar a teoria de que danos no sistema vestibular aumentam significativamente o risco de queda nesta população. Concretamente, afirmam os investigadores, o estudo encontrou um aumento de 50% do risco de queda para os doentes com Alzheimer versus doentes com Alzheimer e função vestibular normal.

11 Mar. 2022

No âmbito do Dia Mundial da Audição, assinalado a 3 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove uma campanha de sensibilização para a população sobre a importância da audição a partir de ações para a prevenção de perda auditiva e melhoria dos cuidados auditivos.

25 Fev. 2022

 A disponibilidade e desenvolvimento de métodos para testar o reflexo vestíbulo ocular (VOR) trouxe uma visão mais ampla à função do canal semicircular lateral (L-SCC). No entanto, o grande número de parâmetros avaliados dificulta o processo de diagnóstico do especialista. No sentido de facilitar esta tarefa, foi desenvolvida uma nova ferramenta gráfica de diagnóstico, o Estimated Vestibulogram- EVEST, que permite uma visualização e comparação rápida e de fácil leitura dos resultados dos testes VOR dentro do L-SCC.

25 Fev. 2022

Os doentes com vertigens sentem normalmente limitações funcionais, psicológicas, físicas e sociais que podem afetar as suas atividades quotidianas. Neste sentido, o presente estudo pretendeu investigar a correlação entre a incapacidade provocada por vertigens e ansiedade em quatro tipos diferentes de doenças que causam vertigens. Foi ainda estudada a diferença nas incapacidades observadas nas respetivas etiologias de vertigens. Os resultados demonstraram que os níveis de incapacidade provocados por vertigens e os sintomas psicológicos não diferiram significativamente entre várias perturbações vestibulares. Estes achados confirmaram o elevado risco de ansiedade nas doenças causadoras de vertigens.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

Opinião

Cancro de cabeça e pescoço: o impacto da doença em Portugal
Dr.ª Ana Joaquim, secretária da direção do Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço
Nem só de rinoplastias vive o nariz. Sabia?
Dr. João Martins, cirurgião plástico

PUB

Apoio

Viatris