Atualidade

14 Jun. 2019

Decorreu no passado dia 1 de junho, a tomada de posse dos novos Corpos Sociais da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SPORL – CCP) para o triénio 2019 – 2022.

31 maio 2019

O momento alto do calendário anual da Otoneurologia aconteceu em Évora nos dias 24 e 25 de maio. O Congresso realizado pela Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO) colocou na agenda dos especialistas as principais novidades e atualizações das doenças do foro otoneurológico. Este foi também o momento de despedida da Dr.ª Conceição Monteiro da direção da APO, passando o testemunho ao Prof. Doutor Nuno Trigueiros. Veja a fotogaleria com os melhores momentos dos dois dias do Congresso.

31 maio 2019

A propósito da conferência "Doença de Ménière: perspetivas terapêuticas", o Dr. Pedro Marques explicou ao My Otorrino o panorama terapêutico atual e quais os caminhos que o futuro poderá trazer em termos da abordagem a esta doença que tem grandes implicações na vida dos doentes. Assista à entrevista em vídeo.

31 maio 2019

A Dr.ª Sanda Costa participou na mesa redonda dedicada à vestibulopatia bilateral e abordou os critérios de diagnóstico desta doença. Em declarações ao My Otorrino, a especialista reforçou a importância de um diagnóstico diferencial para esta "situação muito incapacitante" e que implica um elevado impacto na vida dos doentes, causadora, por exemplo, de absentismo em doentes em idade ativa ou isolamento social no caso dos doentes mais idosos. Veja o vídeo.

17 maio 2019

No último mês de abril, mais precisamente no dia 6, no Hotel Miramar, na Nazaré, decorreu mais um Dia da Vertigem. Tendo como público-alvo, maioritariamente, os mais jovens, a masterclass contou mais uma vez com a presença do Prof. Doutor Herman Kingma, especialista convidado a abordar a temática dos distúrbios vestibulares. O My Otorrino marcou presença na iniciativa da Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO) e registou alguns dos melhores momentos.

 

03 maio 2019

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta para a existência de mais de 500 milhões de pessoas que sofrem de diminuição gradual da audição. Esta condição encontra-se estritamente vinculada com o risco de desenvolvimento da doença de Ménière, uma condição que, se não for diagnosticada e tratada atempadamente, pode chegar a ser irreversível.

03 maio 2019

No passado dia 25 de abril o trabalho intitulado “Timpanoplastia com enxerto medial ou lateral ao martelo: comparação dos resultados funcionais” ganhou o prémio de melhor artigo publicado na edição n.º 2, volume 56, de junho de 2018 da Revista Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. A entrega do prémio será efetuada em data a anunciar.

18 Abr. 2019

Atualmente, cerca de 1.3 bilhões de pessoas vivem com algum tipo de perda auditiva e espera-se um aumento considerável deste número com o envelhecimento da população. Estes dados são apresentados num estudo publicado no The Gerontologist, que relaciona a depressão com a perda auditiva.

18 Abr. 2019

No passado dia 16 de abril celebrou-se o Dia Mundial da Voz. Com o principal objetivo de alertar para a importância da voz e dos cuidados necessários para a sua preservação, o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) realizou diversas atividades. A participação foi gratuita.

05 Abr. 2019

O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM), no passado mês de março, adquiriu a capacidade formativa total, conferida pela Ordem dos Médicos, através do Colégio da Especialidade, podendo agora receber e formar internos nesta especialidade.

Newsletter

Opinião

Rastreio auditivo neonatal universal: desafios para o futuro
Dr.ª Luísa Azevedo, Diretora do Serviço de ORL do Centro Hospitalar Baixo Vouga

PUB

Apoio

Mylan