Atualidade

09 Ago. 2019

Um artigo recente publicado na revista científica eLife, levado a cabo por um grupo de investigadores da Johns Hopkins School of Medicine, em Baltimore, revela que foram efetuadas descobertas que podem constituir uma chave fundamental para reverter a perda auditiva que surge das células danificadas.

09 Ago. 2019

O Prof. Doutor Rui Henrique, presidente do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, revela que se tem verificado um aumento considerável nos casos de cancro da cabeça e pescoço associados à infeção por vírus papiloma humano (HPV), defendendo uma aposta maior na prevenção e diagnóstico precoce.

25 Jul. 2019

Muitos bebés são submetidos a frenectomias para ajudar a melhorar a amamentação. Novas evidências colocam em causa este procedimento cirúrgico. Uma investigação publicada na JAMA Otolaryngology - Head & Neck Surgery aponta que quase 63% das crianças que foram encaminhadas para um cirurgião otorrinolaringológico pediátrico para realizar uma cirurgia de língua e/ou cirurgia de lábio superior, após avaliação médica, acabaram por não necessitar da intervenção.

25 Jul. 2019

Um estudo japonês encontrou evidências convincentes de que a perda auditiva em idosos está associada à restrição de atividades ao ar livre, ansiedade e perda de memória.

25 Jul. 2019

Um novo estudo avança que pessoas diagnosticadas com perda auditiva devido à idade e que utilizam uma prótese, têm maior probabilidade de manter a função cerebral saudável quando comparadas com aquelas que não usam.

12 Jul. 2019

A Fundación Iberoamericana de Neuro-Otología (F.I.N.O) organizou, entre os dias 7 e 9 de junho, a Reunión Iberoamericana de Neuro-Otología, em Cancún, México. O Prof. Doutor Francisco Carlos Zuma e Maia foi distinguido com o prémio para a melhor comunicação livre.

14 Jun. 2019

Decorreu no passado dia 1 de junho, a tomada de posse dos novos Corpos Sociais da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SPORL – CCP) para o triénio 2019 – 2022.

31 maio 2019

O momento alto do calendário anual da Otoneurologia aconteceu em Évora nos dias 24 e 25 de maio. O Congresso realizado pela Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO) colocou na agenda dos especialistas as principais novidades e atualizações das doenças do foro otoneurológico. Este foi também o momento de despedida da Dr.ª Conceição Monteiro da direção da APO, passando o testemunho ao Prof. Doutor Nuno Trigueiros. Veja a fotogaleria com os melhores momentos dos dois dias do Congresso.

31 maio 2019

A propósito da conferência "Doença de Ménière: perspetivas terapêuticas", o Dr. Pedro Marques explicou ao My Otorrino o panorama terapêutico atual e quais os caminhos que o futuro poderá trazer em termos da abordagem a esta doença que tem grandes implicações na vida dos doentes. Assista à entrevista em vídeo.

31 maio 2019

A Dr.ª Sanda Costa participou na mesa redonda dedicada à vestibulopatia bilateral e abordou os critérios de diagnóstico desta doença. Em declarações ao My Otorrino, a especialista reforçou a importância de um diagnóstico diferencial para esta "situação muito incapacitante" e que implica um elevado impacto na vida dos doentes, causadora, por exemplo, de absentismo em doentes em idade ativa ou isolamento social no caso dos doentes mais idosos. Veja o vídeo.

Newsletter

Opinião

Rastreio auditivo neonatal universal: desafios para o futuro
Dr.ª Luísa Azevedo, Diretora do Serviço de ORL do Centro Hospitalar Baixo Vouga

PUB

Apoio

Mylan