Atualidade

02 Out. 2019

O Prof. Doutor João Paço, diretor clínico do Hospital CUF Infante Santo, foi agraciado, na passada sexta-feira, com a Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos. Em conversa com o My Otorrino, o especialista partilha o que significa receber esta medalha e aborda assuntos como o papel do médico no conceito de Saúde no século XXI e qual a importância da humanização nesta área. Assista à conversa em vídeo.

20 Set. 2019

Nos dias 8 e 9 de novembro, o Hospital CUF Descobertas vai receber as Jornadas Otorrinolaringologia subordinadas ao tema "Infeções em ORL", no âmbito do CUF Academic and Research Medical Center. A coordenação das Jornadas cabe ao Dr. José Saraiva, que lidera o Serviço de Otorrinolaringologia do mesmo hospital.

20 Set. 2019

Recentemente eleito como presidente da Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO), o Prof. Doutor Nuno Trigueiros anunciou a decisão de se antecipar a realização do Congresso Nacional da APO, estando já marcada a próxima edição: de 26 a 28 de março de 2020. Num editorial publicado no site da APO, o especialista partilhou com os sócios e membros da APO os principais objetivos da nova direção. 

20 Set. 2019

Otorrinolaringologia, Pediatria e Medicina Geral e Familiar juntam-se na primeira edição do Curso de ORL Pediátrica, agendado para o dia 18 de outubro. O Curso é organizado pelo Serviço de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico-Facial do Centro Hospitalar Universitário do Porto e pelo Centro de Medicina Materno-Infantil do Norte (CMIN).

06 Set. 2019

A agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos da América, Food and Drug Administration (FDA), aprovou um novo tratamento de ajuda à congestão nasal. Esta nova terapia significa que os doentes podem ser tratados sem os efeitos colaterais comuns ​​e que o tempo de recuperação é menor.

06 Set. 2019

No próximo dia 21 de setembro decorre, no Hotel Eurostars Oasis Plaza, o 9.º Simpósio cancro da cabeça e pescoço organizado pelo Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço (GECCP). A data limite para a submissão de abstracts termina amanhã, 7 de setembro.

06 Set. 2019

Sabe-se que os pólipos nasais são comuns e que afetam cerca de 4% da população em geral, podendo influenciar a qualidade de vida mesmo que benignos. No entanto, um novo estudo sugere que, quando ocorrem em doentes com idades superiores a 50 anos, o risco de desenvolver certos tipos de cancro de cabeça e pescoço, em particular os cancros nasais, paranasais e nasofaríngeos aumentam.

 

23 Ago. 2019

Um estudo levado a cabo por um grupo de investigadores Now Thomas Jefferson University, Estados Unidos da América (EUA), e recentemente publicado na revista científica Molecular Cancer Research revela que o tabagismo constitui um fator de risco para o desenvolvimento de cancro da cabeça e pescoço e reduz a eficácia do tratamento.

23 Ago. 2019

O Dr. Edson Santos Oliveira, neurocirurgião do Hospital de Santa Maria, está integrado num projeto que tem como intuito o estudo de uma síndrome neuro-ocular induzida por voo espacial. Este é um projeto desenvolvido pela NASA, MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e Massachusetts General Hospital.

23 Ago. 2019

Em Portugal, todos os anos são diagnosticados cerca de três mil novos casos de Cancro de Cabeça e Pescoço. Segundo os últimos dados, a incidência deste cancro é de 43 novos casos por 100 mil habitantes na população masculina e de sete casos por 100 mil habitantes na população feminina.

Newsletter

Opinião

Cancro de cabeça e pescoço: o impacto da doença em Portugal
Dr.ª Ana Joaquim, secretária da direção do Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço
Nem só de rinoplastias vive o nariz. Sabia?
Dr. João Martins, cirurgião plástico

PUB

Apoio

Mylan