Atualidade

09 Fev. 2024

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra deu mais um passo no sentido da transformação digital, ao implementar no Edifício do Centro de Medicina do Sono o atendimento automático, à semelhança do que tem vindo a acontecer em outros locais.

26 Jan. 2024

Foi publicado no JAMA Otolaryngol Head Neck Surgery um estudo perspetivo em que se avaliou a utilização smartphones para monotorização de sons durante o sono no domicílio e posterior diagnóstico de síndrome de apneia obstrutiva do sono (SAOS). Neste estudo, foram avaliados smartphones, considerando ambos os sistemas operativos IOS e Android.

26 Jan. 2024

Na sede da Organização Mundial de Saúde (OMS), em Genebra, decorreu o World Hearing Forum, com o lema “Cuidados Otológicos e Auditivos para todos”. Luísa Monteiro esteve presente nesta reunião e integrou um dos grupos de trabalho formados.

26 Jan. 2024

Um jovem de 11 anos ouviu pela primeira vez depois de uma nova terapia genética, anunciou o Hospital Infantil da Filadélfia. Esta terapia, inédita nos Estados Unidos da América, representa esperança para doentes de todo o mundo que sofrem de perda auditiva causada por mutações genéticas, explicou o hospital em comunicado de imprensa.

26 Jan. 2024

A equipa do Serviço de Otorrinolaringologia (ORL) da Unidade Local de Saúde do (ULS) do Nordeste desenvolve um atendimento especializado de proximidade, que se diferencia pela evolução contínua ao nível da implementação de técnicas modernas, que contribuem para a melhoria contínua dos cuidados de saúde disponibilizados aos utentes.

12 Jan. 2024

Cientistas da Universidade da Flórida demonstraram através de um estudo que, quando as infeções de ouvido se tornam crónicas, a perda de audição temporária e repetida pode levar a défices no processamento auditivo e no desenvolvimento da linguagem em crianças anos mais tarde.

12 Jan. 2024

Uma investigação, conduzida por cientistas da University of California – San Francisco (UCSF), permitiu relacionar estudos em modelos murinos sobre perda auditiva com um tipo raro de surdez hereditária em humanos, sendo que, em ambas as situações, mutações no gene transmembrane and tetratricopeptide repeat 4 (Tmtc4) desencadearam um efeito dominó molecular que leva à morte das células ciliadas no ouvido interno.

15 Dez. 2023

No dia 23 de novembro, o Prof. Doutor João Paço lançou a sua autobiografia,"Dar som à vida", cujo prefácio foi elaborado pelo General Ramalho Eanes. O otorrinolaringologista é uma figura incontornável da especialidade, em Portugal.

15 Dez. 2023

Durante a Reunião do Núcleo Norte/Reunião do Interno, o Dr. Fausto Fernandes, otorrinolaringologista em Guimarães, foi homenageado, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara, Dr. Domingos Bragança, com o presidente do Colégio da Especialidade de Otorrinolaringologia, Prof. Doutor  Nuno Trigueiros, com o vice-presidente do Norte da SPORL-CCP, Dr. Vitor Correia da Silva, com o atual diretor de Serviço do Hospital Senhora da Oliveira (HSO), Dr. Rui Fonseca, e com a representante da direção clínica do mesmo hospital, Dr.ª Clara Pais Dias.

14 Dez. 2023

Novas informações sobre o funcionamento do cérebro de pessoas com surdez congénita obtidas numa investigação liderada pela Universidade de Coimbra (UC) poderão ajudar a desenvolver dispositivos que aumentem a sua qualidade de vida.

Apoio

Viatris