Entrevistas

HPV Clinical Cases: uma abordagem multidisciplinar, para além do cancro do colo do útero
Dr. Daniel Pereira da Silva
14 Jun. 2019

Ainda que a relação entre a infeção pelo papilomavírus humano (HPV) e o cancro do colo do útero seja conhecida, existem outras patologias associadas a este vírus que não são tão abordadas nem discutidas. Como tal, e através da submissão de casos clínicos por parte dos profissionais de saúde, a iniciativa da MSD quer evidenciar esta realidade. Sob o mote “Beyond Cervical Cancer”, o HPV Clinical Cases pretende congregar, selecionar e divulgar o vasto leque de apresentações clínicas resultantes da infeção pelo HPV. O Dr. Daniel Pereira da Silva, membro do comité científico, evidencia a pertinência do tema para a prática clínica em entrevista ao My Otorrino.

 

Prof. Doutor José Pimentel reforça a importância da criação da subespecialidade de Otoneurologia
Prof. Doutor José Pimentel
31 maio 2019

O Prof. Doutor José Pimentel foi homenageado durante a sessão de abertura do Congresso Anual da Associação Portuguesa de Otoneurologia 2019 (OTONEURO 2019). O neurologista reconhece neste momento uma forma de enfatizar a ligação que deve existir entre a Neurologia e a Otorrinolaringologia, defendendo que a Associação deve esforçar-se por conseguir criar uma subespecialidade de Otoneurologia. Assista ao vídeo.

Tontura postural-perceptual persistente: uma doença prevalente mas desvalorizada
Dr.ª Margarida Amorim
31 maio 2019

"Persistent postural perceptual dizziness" foi o tema da sessão a cargo da Dr.ª Margarida Amorim, decorrida no segundo dia do Congresso Anual da Associação Portuguesa de Otoneurologia. A especialista do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) conversou com o My Otorrino a propósito das mensagens-chave da sua palestra. Veja o vídeo.

Vestibulopatia bilateral: foco no diagnóstico precoce
Dr. Pedro Araújo
31 maio 2019

O Congresso da Associação Portuguesa de Otoneurologia 2019 iniciou, no dia 24 de maio, com uma mesa redonda dedicada à vestibulopatia bilateral. O Dr. Pedro Araújo foi um dos palestrantes da sessão e explicou, em entrevista, a relevância da discussão deste tema entre os especialistas. Assista ao vídeo.

Prof. Doutor Nuno Trigueiros é o novo presidente da Associação Portuguesa de Otoneurologia
Prof. Doutor Nuno Trigueiros
31 maio 2019

O Congresso Anual da Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO) marcou a passagem de testemunho da direção. O Prof. Doutor Nuno Trigueiros assumiu, nessa ocasião, a presidência da APO para o triénio 2019-2022, sucedendo assim à Dr.ª Conceição Monteiro. Em entrevista ao My Otorrino, o Prof. Doutor Nuno Trigueiros comentou “o peso da responsabilidade” que este cargo exige e adiantou algumas das linhas orientadoras que vão ser postas em práticas nos próximos anos. Veja o vídeo.

Masterclass ajuda jovens especialistas a melhorar o diagnóstico e tratamento do doente com vertigem
Jovens especialistas de Otorrino
17 maio 2019

Desde o início do mandato da atual direção da Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO), decorre, anualmente, o Dia da Vertigem. Este é um dia desenvolvido a pensar especialmente nos mais jovens, para que, a partir de uma forte componente prática aliada à teoria, possam melhorar as suas capacidades. Internos de diversas instituições portuguesas destacaram a enorme mais-valia de ter o Prof. Doutor Herman Kingma, docente de Vestibulogia Clínica na Universidade de Maastricht, na Holanda, a conduzir a masterclass. Assista ao vídeo e confira o testemunho de alguns dos participantes.

 

Educação eficaz dos jovens especialistas garante o melhor tratamento dos doentes com distúrbios vestibulares
Prof. Doutor Heman Kingma
17 maio 2019

O Prof. Doutor Herman Kingma foi mais uma vez o convidado para ministrar o Dia da Vertigem, numa iniciativa da Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO), que decorreu na Nazaré no último dia 6 de abril. O especialista da Universidade de Maastricht, na Holanda, abordou as características dos distúrbios vestibulares e a importância da anamnese, reforçando a ideia de que “a educação é extremamente importante” para o melhor tratamento dos doentes. Assista ao vídeo da entrevista ao My Otorrino.

 

Dia da Vertigem: diagnóstico correto passa por “saber ouvir o doente, perceber os sintomas e fazer um exame objetivo”
Dr.ª Conceição Monteiro
17 maio 2019

Tendo como principais destinatários os mais jovens, decorreu mais uma edição do Dia da Vertigem, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO). O evento, que teve lugar no dia 6 de abril no Hotel Miramar, na Nazaré, contou novamente com a presença do Prof. Doutor Herman Kingma, da Universidade de Maastricht. Em entrevista ao My Otorrino, a Dr.ª Conceição Monteiro, presidente da APO, salienta que a “a chave do diagnóstico” passa, muitas vezes, por “saber ouvir o doente, perceber os sintomas e fazer um exame objetivo correto”. Assista ao vídeo.

 

Congresso Anual da APO 2019: “Contamos que seja um sucesso porque é o último desta Direção”
Dr.ª Conceição Monteiro
18 Abr. 2019

Entre os dias 23 a 25 de maio tem lugar, na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, o Congresso Anual da Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO). A Dr.ª Conceição Monteiro, presidente da APO, em entrevista ao My Otorrino, destaca as novidades desta edição e evidencia algumas temáticas que vão ser abordadas no decorrer do evento científico. Assista ao vídeo.

14th European Federation of Audiology Societies Congress: um evento “que dignifica a Audiologia enquanto ciência e enquanto profissão”
Prof. Doutor Jorge Humberto Martins
05 Abr. 2019

A Associação Portuguesa de Audiologistas (APtA) está a organizar a 14.ª edição do European Federation of Audiology Societies Congress que irá decorrer, pela primeira vez em Portugal, entre os dias 22 e 25 de maio de no Centro de Congressos da Culturgest, em Lisboa. Este congresso irá contar com a participação de profissionais e cientistas de todo mundo, e particularmente da Europa. O Prof. Doutor Jorge Humberto Martins, presidente da APtA, em entrevista ao My Otorrino evidencia a importância deste congresso para a comunidade científica de Audiologia.

Newsletter

Opinião

Rastreio auditivo neonatal universal: desafios para o futuro
Dr.ª Luísa Azevedo, Diretora do Serviço de ORL do Centro Hospitalar Baixo Vouga

PUB

Apoio

Mylan