Entrevistas

Projeto de investigação na área da surdez profunda galardoada pela Lusíadas Saúde
Dr.ª Luísa Monteiro
29 Nov. 2019

Uma investigação na área da surdez profunda em crianças e adultos foi um dos trabalhos premiados pela Lusíadas Saúde no âmbito do II Lusíadas Clinical Summit, que decorreu em Cascais.  A distinção foi atribuída à equipa da Dr.ª Luísa Monteiro, coordenadora da Unidade de Otorrinolaringologia do Hospital Lusíadas Lisboa. A sua equipa iniciou, em 2018, a ativação precoce do processador externo após cirurgia de implante coclear e o My Otorrino entrevistou a especialista acerca do projeto. Leia a entrevista. 

Envelhecimento populacional: qual o papel do médico?
Dr. Pedro Tomé
15 Nov. 2019

“A audição e o equilíbrio no idoso” foi a sessão levada a cabo pelo Dr. Pedro Tomé no “Workshop de Abordagem dos Distúrbios do Equilíbrios e da Disfagia no Idoso”. O especialista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra falou com o My Otorrino e explica a importância de os profissionais de saúde estarem consciencializados acerca do crescente envelhecimento da população. Assista à conversa em vídeo.

“Portugal está a envelhecer mais, mas não com a saúde que queríamos”
Dr.ª Andréa Gaspar
14 Nov. 2019

A Dr.ª Andréa Gaspar, otorrinolaringologista no Hospital Beatriz Ângelo, Loures, moderou a mesa redonda subordinada ao tema “A instabilidade no idoso: e agora?”, no decorrer do Workshop de Abordagem dos Distúrbios do Equilíbrios e da Disfagia no Idoso. Veja a entrevista da especialista ao My Otorrino.

A prevenção e a reabilitação dos distúrbios do equilíbrio e da disfagia no idoso
Dr. Carlos Macor
14 Nov. 2019

“Um problema muito importante para a população idosa, pelo risco de queda e pelas dificuldades de deglutição que causa nestes doentes”, é desta forma que o Dr. Carlos Macor, diretor de Serviço de Otorrinolaringologia no Hospital Beatriz Ângelo, explica a importância do Workshop de Abordagem dos Distúrbios do Equilíbrio e da Disfagia no Idoso. O My Otorrino esteve presente no Auditório do Hospital Beatriz Ângelo, no passado dia 12 de novembro, e falou com o especialista. Assista à entrevista em vídeo.

A relação entre o HPV e a orofaringe reforça visão holística sobre o doente
Dr.ª Ana Jardim
31 Out. 2019

A relação entre o papiloma humano (HPV) e as várias especialidades afetadas por este vírus estiveram no centro da discussão da reunião científica HPV Clinical Cases. Coube à Dr.ª Ana Jardim, do Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, abordar a patologia da orofaringe e HPV. Em entrevista ao My Otorrino, a especialista explica a importância de um “olhar holístico” sobre o doente infetado por HPV. Veja o vídeo.

Orofaringe: 60% dos cancros são provocados pelo vírus do HPV
Dr. Pedro Montalvão
17 Out. 2019

“Desde 2018 que se tem vindo a registar uma mudança radical no conhecimento do vírus do papiloma humano (HPV) na orofaringe”. Quem o diz é o Dr. Pedro Montalvão, do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gil, a propósito do evento HPV Clinical Cases. Em entrevista ao My Otorrino, o especialista garante que “cerca de 60% dos cancros desta zona são provocados pelo HPV”. Veja o vídeo.  

Qual o papel da Medicina Geral e Familiar na VPPB?
Dr.ª Teresa Matos
04 Out. 2019

O Auditório do Centro do Conhecimento do Hospital CUF Descobertas foi palco da sessão “Otoneurologia em MGF”, naquela que é já a sua 4.ª edição, e reuniu profissionais de saúde para debater a importância da especialidade na Medicina Geral e Familiar (MGF). A Dr.ª Teresa Matos, médica otorrinolaringologista no Hospital CUF, falou com o My Otorrino acerca da sua apresentação sobre o diagnóstico e tratamento da vertigem posicional paroxística benigna (VPPB). Assista ao vídeo.

Multidisciplinariedade na Otoneurologia em Medicina Geral e Familiar
Dr. José Saraiva
04 Out. 2019

“Otoneurologia em MGF” foi uma iniciativa que teve por objetivo unir a especialidade de Otorrinolaringologia à Medicina Geral e Familiar. Uma reunião que conta com o seu 4.º ano de existência e é organizada pela Cuf Descobertas. Em conversa com o My Otorrino, o Dr. José Saraiva, coordenador da Unidade de Otorrinolaringologia, explica que esta reunião é realizada “porque o doente procura, muitas vezes, o médico de família por alterações de equilíbrio ou por vertigem”, sendo assim importante dar algumas ferramentas ao médico de MGF “para lidar melhor com estas situações e poder encaminhar para a subespecialidade”. Assista à entrevista em vídeo.

7.ª Semana Europeia de Luta Contra o Cancro de Cabeça e Pescoço: "Depois do Cancro, a Vida"
Redação News Farma
20 Set. 2019

Cerca de 60% dos doentes com cancro de cabeça e pescoço são diagnosticados numa fase avançada com uma esperança média de vida de apenas cinco anos. Quando este tipo de cancro é diagnosticado em fase inicial, tem uma probabilidade de cura de 90% com cirurgia ou radioterapia. Esta foi uma das mensagens que a Dr.ª Ana Castro transmitiu na abertura da 7.ª Semana Europeia de Luta Contra o Cancro de Cabeça e Pescoço, que termina hoje.

Otoneurologia em MGF: “Contribuir para o sucesso dos cuidados que prestamos aos doentes”
Dr.ª Teresa Oliveira Matos
06 Set. 2019

A Dr.ª Teresa Oliveira Matos, faz parte do Serviço de Otorrinolaringologia e é responsável pela organização de um vento científico que coloca a Otoneurologia no centro da Medicina Geral e Familiar. O evento terá lugar no próximo dia 3 de outubro e a especialista conversou com o My Otorrino sobre a relevância do tema para a comunidade científica, realçando os principais temas em destaque. Leia a entrevista.

Newsletter

Opinião

Cancro de cabeça e pescoço: o impacto da doença em Portugal
Dr.ª Ana Joaquim, secretária da direção do Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço
Nem só de rinoplastias vive o nariz. Sabia?
Dr. João Martins, cirurgião plástico

PUB

Apoio

Mylan