Entrevistas

Orofaringe: 60% dos cancros são provocados pelo vírus do HPV
Dr. Pedro Montalvão
17 Out. 2019

“Desde 2018 que se tem vindo a registar uma mudança radical no conhecimento do vírus do papiloma humano (HPV) na orofaringe”. Quem o diz é o Dr. Pedro Montalvão, do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gil, a propósito do evento HPV Clinical Cases. Em entrevista ao My Otorrino, o especialista garante que “cerca de 60% dos cancros desta zona são provocados pelo HPV”. Veja o vídeo.  

Qual o papel da Medicina Geral e Familiar na VPPB?
Dr.ª Teresa Matos
04 Out. 2019

O Auditório do Centro do Conhecimento do Hospital CUF Descobertas foi palco da sessão “Otoneurologia em MGF”, naquela que é já a sua 4.ª edição, e reuniu profissionais de saúde para debater a importância da especialidade na Medicina Geral e Familiar (MGF). A Dr.ª Teresa Matos, médica otorrinolaringologista no Hospital CUF, falou com o My Otorrino acerca da sua apresentação sobre o diagnóstico e tratamento da vertigem posicional paroxística benigna (VPPB). Assista ao vídeo.

Multidisciplinariedade na Otoneurologia em Medicina Geral e Familiar
Dr. José Saraiva
04 Out. 2019

“Otoneurologia em MGF” foi uma iniciativa que teve por objetivo unir a especialidade de Otorrinolaringologia à Medicina Geral e Familiar. Uma reunião que conta com o seu 4.º ano de existência e é organizada pela Cuf Descobertas. Em conversa com o My Otorrino, o Dr. José Saraiva, coordenador da Unidade de Otorrinolaringologia, explica que esta reunião é realizada “porque o doente procura, muitas vezes, o médico de família por alterações de equilíbrio ou por vertigem”, sendo assim importante dar algumas ferramentas ao médico de MGF “para lidar melhor com estas situações e poder encaminhar para a subespecialidade”. Assista à entrevista em vídeo.

7.ª Semana Europeia de Luta Contra o Cancro de Cabeça e Pescoço: "Depois do Cancro, a Vida"
Redação News Farma
20 Set. 2019

Cerca de 60% dos doentes com cancro de cabeça e pescoço são diagnosticados numa fase avançada com uma esperança média de vida de apenas cinco anos. Quando este tipo de cancro é diagnosticado em fase inicial, tem uma probabilidade de cura de 90% com cirurgia ou radioterapia. Esta foi uma das mensagens que a Dr.ª Ana Castro transmitiu na abertura da 7.ª Semana Europeia de Luta Contra o Cancro de Cabeça e Pescoço, que termina hoje.

Otoneurologia em MGF: “Contribuir para o sucesso dos cuidados que prestamos aos doentes”
Dr.ª Teresa Oliveira Matos
06 Set. 2019

A Dr.ª Teresa Oliveira Matos, faz parte do Serviço de Otorrinolaringologia e é responsável pela organização de um vento científico que coloca a Otoneurologia no centro da Medicina Geral e Familiar. O evento terá lugar no próximo dia 3 de outubro e a especialista conversou com o My Otorrino sobre a relevância do tema para a comunidade científica, realçando os principais temas em destaque. Leia a entrevista.

O papel da visão no diagnóstico de algumas doenças
Dr. João Lemos
09 Ago. 2019

A Neuro-oftalmologia é uma subespecialidade de fronteira entre a Neurologia e Oftalmologia, e que está vocacionada para o diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas que afetam a visão. "Incluem-se no campo de ação da Neuro-oftalmologia um número vasto de patologias”, quem o diz é o Dr. João Lemos, neurologista, que esclarece, em entrevista ao My Otorrino, a importância desta subespecialidade no diagnóstico de algumas patologias.

GHELP: contornar o processo ineficiente e dispendioso no diagnóstico de doenças genéticas
Dr.ª Luísa Monteiro
28 Jun. 2019

A Dr.ª Luísa Monteiro, do serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Lusíadas, Lisboa, é membro do external advisory board do projeto GHELP. "Realmente é uma honra que haja dois centros portugueses que neste momento já contribuíram com a inclusão de 46 doentes para um universo de 400”, salienta a especialista em entrevista ao My Otorrino. Assista ao vídeo.

GHELP: inovar no campo da deteção e tratamento da hipoacusia
Dr. Vítor Correia da Silva
28 Jun. 2019

O GHELP é um projeto de cooperação transnacional entre oito entidades de sete regiões do SUDOE (sudoeste da Europa) com o desafio comum de inovar no campo da deteção e tratamento da hipoacusia. O Dr. Vítor Correia da Silva, do Hospital CUF do Porto, em entrevista ao My Otorrino salienta os principais objetivos deste projeto. Assista ao vídeo.

Jornadas de ORL: um evento de menor duração, mas com grande impacto científico
Dr. José Esteves Marcos
28 Jun. 2019

Amanhã, dia 29 de junho, sábado, decorre, no Instituto CUF Porto, as Jornadas de ORL - Otorrino 20-20, Small is beautiful. O evento científico contará com a participação da Dr.ª Maria Manuela Henriques, Dr. Miguel Furtado e do Dr. Eduardo Breda. O Dr. José Esteves Marcos, presidente da comissão organizadora, em entrevista ao My Otorrino, salienta os principais temas em discussão.

HPV Clinical Cases: uma abordagem multidisciplinar, para além do cancro do colo do útero
Dr. Daniel Pereira da Silva
14 Jun. 2019

Ainda que a relação entre a infeção pelo papilomavírus humano (HPV) e o cancro do colo do útero seja conhecida, existem outras patologias associadas a este vírus que não são tão abordadas nem discutidas. Como tal, e através da submissão de casos clínicos por parte dos profissionais de saúde, a iniciativa da MSD quer evidenciar esta realidade. Sob o mote “Beyond Cervical Cancer”, o HPV Clinical Cases pretende congregar, selecionar e divulgar o vasto leque de apresentações clínicas resultantes da infeção pelo HPV. O Dr. Daniel Pereira da Silva, membro do comité científico, evidencia a pertinência do tema para a prática clínica em entrevista ao My Otorrino.

 

Newsletter

Opinião

Cancro de cabeça e pescoço: o impacto da doença em Portugal
Dr.ª Ana Joaquim, secretária da direção do Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço
Nem só de rinoplastias vive o nariz. Sabia?
Dr. João Martins, cirurgião plástico

PUB

Apoio

Mylan