Entrevistas

A surdez na doença de Ménière e o papel da reabilitação
Dr.ª Conceição Monteiro
05 Mar. 2020

A presença de doentes reabilitados no debate da perda de audição é, segundo a Dr.ª Conceição Monteiro, fundamental para a sensibilização, prevenção e reabilitação do problema junto da população em geral. Nesse sentido, a especialista acredita na importância de eventos que fomentem a conversa e a partilha de vivências entre pessoas com perda auditiva, como é o caso da celebração que decorreu no Hospital Lusíadas Lisboa, no passado dia 3 de março. Assista à entrevista em vídeo.

GRISI é o único representante de Portugal no Fórum Mundial da Audição
Dra. Luísa Monteiro
05 Mar. 2020

Sob a orientação da Dr.ª Luísa Monteiro, o Hospital Lusíadas Lisboa reuniu especialistas, doentes e famílias para debater o tema da perda de audição na perspetiva da prevenção e tratamento. Contando com testemunhos na primeira pessoa e troca de experiências, o evento assinalou o Dia Mundial da Audição, “uma data extraordinária para todos aqueles que lidam com a temática da surdez”. O My Otorrino entrevistou a coordenadora da Unidade de Otorrinolaringologia do hospital, que falou sobre este encontro e comentou a entrada do Grupo de Rastreio e Intervenção da Surdez Infantil (GRISI) no grupo no World Hearing Forum, enquanto presidente do mesmo.

“A audição é um bem que é preciso estimar e preservar”
Prof. Doutor Nuno Trigueiros
05 Mar. 2020

“Chamar a atenção para a importância da audição” foi, segundo o Prof. Doutor Nuno Trigueiros, o grande objetivo do encontro “Ouvir com Arte” organizado pela Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO), que decorreu no passado dia 3 de março, na Fundação Calouste Gulbenkian, e que assinalou o Dia Mundial da Audição. Contando com a moderação de Júlio Isidro, o painel do evento recebeu o bastonário da Ordem dos Médicos, especialistas em Otorrinolaringologia e audiologistas, bem com público em geral e doentes. Veja as declarações em vídeo do presidente da APO.

A importância da prevenção e diagnóstico precoce na surdez
Dr.ª Maria Manuel Henriques
05 Mar. 2020

A prevenção, sensibilização e diagnóstico precoce da surdez são, na visão da Dr.ª Maria Manuel Henriques, pilares basilares no combate ao problema. O My Otorrino falou com a especialista no decorrer do Dia Mundial da Audição, sobre a importância da reunião entre especialistas e público para debater o tema. Assista à entrevista em vídeo da médica, que é também membro da Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO).

Dia Mundial da Audição: “É preciso ter atenção à saúde auditiva”
Dr.ª Sandra Costa e Prof. Doutor Nuno Trigueiros
21 Fev. 2020

O Dia Mundial da Audição, que se assinala no próximo dia 3 de março, será, este ano, celebrado pela Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO) no auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, num encontro que irá promover a discussão aberta sobre a área entre especialistas, doentes e público em geral. Com a moderação de Júlio Isidro, e num painel que conta com o bastonário da Ordem dos Médicos e com especialistas em Otorrinolaringologia e audiologistas, o evento decorre a partir das 17h00 e contará com os concertos de Cuca Roseta e Fernando Tordo. O My Otorrino falou com a Dr.ª Sandra Costa e com o Prof. Doutor Nuno Trigueiros, membros da organização do evento, que explicam qual a pertinência e importância do mesmo. Leia o artigo. 

XII Reunião de Inverno da APO coloca a surdez súbita em destaque
Prof. Doutor Nuno Trigueiros
07 Fev. 2020

A 12.ª edição da Reunião de Inverno da Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO) decorreu no passado dia 1 de fevereiro, em Tarouca. Em declarações ao My Otorrino, o Prof. Doutor Nuno Trigueiros, presidente da APO, revelou que o evento possibilitou a elaboração de um rapport com “as últimas ideias sobre o tratamento de determinada patologia, permitindo a troca experiências e informações para a elaboração de um texto de referência”, em discussão na principal mesa redonda do próximo Congresso Anual da APO, o OTONEURO 2020, que terá lugar de 27 a 28 de março, no Hotel dos Templários, em Tomar.

1.ª Reunião de Vertigem para MGF: a importância de facilitar a comunicação entre especialidades
Dr.ª Rosa Castillo
05 Fev. 2020

A 1.ª Reunião de Vertigem para Medicina Geral e Familiar (MGF) decorre já no próximo dia 11 de fevereiro, no Hospital da Luz Setúbal. Em entrevista ao My Otorrino, a Dr.ª Rosa Castillo, responsável do evento e do Departamento de Vertigem do Hospital Luz Setúbal, explica que este evento “nasceu com a perceção das dificuldades que os colegas de MGF têm no diagnóstico e tratamento destes doentes” e realça alguns dos tópicos abordados no programa científico. Leia a entrevista na íntegra.

1.º Encontro de MGF’s com ORL pretende estreitar relações entre especialidades
Dr. José Gameiro dos Santos
23 Jan. 2020

A primeira edição do Encontro de Medicina Geral e Familiar (MGF) com Otorrinolaringologia (ORL) decorre a 25 de janeiro, no Hospital Senhor do Bonfim, do grupo Trofa Saúde, em Vila do Conde. Em declarações ao My Otorrino, o Dr. José Gameiro dos Santos, membro da comissão organizadora, revelou que o programa científico da sessão contempla generalidades de otorrino de maior interesse para os médicos de MGF, assinalando, também, o primeiro aniversário do Hospital do Senhor do Bonfim.

Projeto de investigação na área da surdez profunda galardoada pela Lusíadas Saúde
Dr.ª Luísa Monteiro
29 Nov. 2019

Uma investigação na área da surdez profunda em crianças e adultos foi um dos trabalhos premiados pela Lusíadas Saúde no âmbito do II Lusíadas Clinical Summit, que decorreu em Cascais.  A distinção foi atribuída à equipa da Dr.ª Luísa Monteiro, coordenadora da Unidade de Otorrinolaringologia do Hospital Lusíadas Lisboa. A sua equipa iniciou, em 2018, a ativação precoce do processador externo após cirurgia de implante coclear e o My Otorrino entrevistou a especialista acerca do projeto. Leia a entrevista. 

Envelhecimento populacional: qual o papel do médico?
Dr. Pedro Tomé
15 Nov. 2019

“A audição e o equilíbrio no idoso” foi a sessão levada a cabo pelo Dr. Pedro Tomé no “Workshop de Abordagem dos Distúrbios do Equilíbrios e da Disfagia no Idoso”. O especialista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra falou com o My Otorrino e explica a importância de os profissionais de saúde estarem consciencializados acerca do crescente envelhecimento da população. Assista à conversa em vídeo.

Newsletter

Opinião

Cancro de cabeça e pescoço: o impacto da doença em Portugal
Dr.ª Ana Joaquim, secretária da direção do Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço
Nem só de rinoplastias vive o nariz. Sabia?
Dr. João Martins, cirurgião plástico

PUB

Apoio

Mylan