Entrevistas

Congresso Anual da APO 2019: “Contamos que seja um sucesso porque é o último desta Direção”
Dr.ª Conceição Monteiro
18 Abr. 2019

Entre os dias 23 a 25 de maio tem lugar, na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, o Congresso Anual da Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO). A Dr.ª Conceição Monteiro, presidente da APO, em entrevista ao My Otorrino, destaca as novidades desta edição e evidencia algumas temáticas que vão ser abordadas no decorrer do evento científico. Assista ao vídeo.

14th European Federation of Audiology Societies Congress: um evento “que dignifica a Audiologia enquanto ciência e enquanto profissão”
Prof. Doutor Jorge Humberto Martins
05 Abr. 2019

A Associação Portuguesa de Audiologistas (APtA) está a organizar a 14.ª edição do European Federation of Audiology Societies Congress que irá decorrer, pela primeira vez em Portugal, entre os dias 22 e 25 de maio de no Centro de Congressos da Culturgest, em Lisboa. Este congresso irá contar com a participação de profissionais e cientistas de todo mundo, e particularmente da Europa. O Prof. Doutor Jorge Humberto Martins, presidente da APtA, em entrevista ao My Otorrino evidencia a importância deste congresso para a comunidade científica de Audiologia.

Primeiro aparelho auditivo com recurso a energia renovável chega este verão a Portugal
Dr. João Ferrão
21 Mar. 2019

 

A Widex acaba de anunciar o lançamento do primeiro aparelho auditivo do mundo que não recorre a pilhas ou a baterias ditas tradicionais. Chama-se Widex Evoke e possui uma tecnologia inovadora - Energy Cell - que permite renovar a bateria do equipamento em apenas 20 segundos, para uma utilização de 24 horas. Em entrevista ao My Otorrino, o Dr. João Ferrão, audiologista da Widex, garantiu que o novo aparelho auditivo chega a Portugal este verão. Assista ao vídeo. 

 

Hospital de Braga promove Curso Teórico-Prático de Audiologia
Dr. Luís Dias
15 Mar. 2019

O Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Braga organiza, a 29 e 30 de março, o Curso Teórico-Prático de Audiologia nos auditórios do Hospital de Braga. A reunião, que conta com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, pretende que os participantes adquiram conhecimentos sobre a abordagem diagnóstica da surdez e a sua reabilitação protésica e cirúrgica. O Dr. Luís Dias, diretor do Serviço de Otorrinolaringologia (ORL) do Hospital de Braga, destaca a importância deste tipo de iniciativas para a prática clínica.

Academia CUF promove 1.ª Reunião centrada no tratamento das patologias orbitárias
Dr.ª Ana Duarte
22 Fev. 2019

A Academia CUF promove no próximo dia 13 de abril a 1.ª Reunião Clínica Patologia e Cirurgia Orbitária. O evento, destinado essencialmente a especialistas de Oftalmologia, Cirurgia Maxilo-facial, Neurocirurgia e Otorrinolaringologia, pretende fazer a ponte entre as várias especialidades envolvidas no tratamento das patologias orbitárias. Em entrevista ao My Otorrino, a Dr.ª Ana Duarte, coordenadora da reunião, avalia as expetativas e objetivos da iniciativa.

II Curso Básico de Vertigem procurou contribuir para uma “referenciação hospitalar mais criteriosa e eficaz”
Dr. Daniel Miranda, assistente hospitalar de ORL, Hospital de Braga
29 Nov. 2018

O Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Braga organizou, a 22 de setembro, o II Curso Básico de Vertigem. Destinado essencialmente aos médicos de Medicina Geral e Familiar (MGF), o curso pretendeu familiarizar estes profissionais com a vertigem e as perturbações do equilíbrio, “de modo a contribuir para uma referenciação hospitalar mais criteriosa e eficaz”. Em entrevista ao My Otorrino, o Dr. Daniel Miranda, assistente hospitalar de Otorrinolaringologia (ORL) do Hospital de Braga, faz um balanço da formação.

“Novos avanços e técnicas para o estudo, diagnóstico e tratamento da vertigem” em análise na IX Reunião de Vertigem
Dr. José Rosmaninho Seabra
19 Out. 2018

É já nos próximos dias 26 e 27 de outubro, que o Hospital Lusíadas Porto organiza e acolhe mais uma edição da Reunião de Vertigem. Em entrevista ao My Otorrino, o coordenador do encontro, Dr. José Rosmaninho Seabra, explica que, à semelhança de anos anteriores, o programa integra “a divulgação de novos avanços e novas técnicas para o estudo, diagnóstico e tratamento da vertigem de um ponto de vista muito prático”, contando com a presença de vários especialistas internacionais de renome.

Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço assinala 6.ª edição da Campanha Make Sense
Dr.ª Ana Joaquim, Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço
21 Set. 2018

Com o objetivo de consciencializar a população para a problemática do cancro de cabeça e pescoço e melhorar os resultados clínicos alcançados pelos doentes, a European Head and Neck Society (EHNS) criou a campanha Make Sense. Este ano marca a sua 6.ª edição, que começou no dia 17 de setembro, segunda-feira, e termina hoje. No âmbito da iniciativa, a Dr.ª Ana Joaquim explica ao My Otorrino o trabalho que tem sido desenvolvido nesta área pelo Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço, destacando o importante "trabalho junto dos decisores políticos" e dos clínicos, além do incentivo à investigação. 

 

“Rhinoplasty and Face 2018” junta reputados especialistas no Porto para apresentar atualizações na área
Dr.ª Lídia Guimarães, chairman do “Rhinoplasty and Face 2018”
07 Set. 2018

Dias 21 e 22 de setembro, o encontro “Rhinoplasty and Face 2018”, promovido pela Academia CUF, reúne no Porto os mais variados especialistas de renome mundial da área. O objetivo será apresentar e partilhar experiências, inovações, técnicas e case studies, assim como novas perspetivas sobre a evolução cirúrgica em Rinoplastia e Face. Uma oportunidade única de atualizar know how e conhecimentos. A Dr.ª Lídia Guimarães, chairman do encontro, antecipa os trabalhos.

Reabilitação oral dos doentes com cancro de cabeça e pescoço pelo SNS ainda não é uma realidade
Dr.ª Ana Castro, presidente do GECCP
26 Jul. 2018

Apesar de ter sido publicada há dois anos uma portaria que contempla que a reabilitação oral dos doentes com cancro de cabeça e pescoço seja feita no Serviço Nacional de Saúde (SNS), “continuamos a aguardar por parte da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) a forma de operacionalizar este programa para que os doentes possam ter acesso a próteses dentárias”. Quem o afirma é a Dr.ª Ana Castro, presidente do Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço (GECCP), que, antecipando o Dia Mundial desta doença (27 julho), relembra os principais fatores de risco associados a este tipo de cancro, bem como a importância do diagnóstico precoce.

Newsletter

Opinião

Rastreio auditivo neonatal universal: desafios para o futuro
Dr.ª Luísa Azevedo, Diretora do Serviço de ORL do Centro Hospitalar Baixo Vouga

PUB

Apoio

Mylan