Entrevistas

Objetivo: diagnosticar e tratar as doenças que causam vertigem, tontura e desequilíbrio
Dr.ª Rosa Castillo
25 Set. 2020

Com o objetivo de diagnosticar e tratar todas as patologias que causam vertigem, tontura e desequilíbrio, a Unidade de Vertigem do Hospital CUF Porto é já uma referência na região Norte do País. Em entrevista à My Otorrino a Dr.ª Rosa Castillo, coordenadora da Unidade, abordou as particularidades desta valência. Assista ao vídeo.

Conseguir uma melhor resposta com atuação diferenciada
Dr. Victor Correia da Silva
25 Set. 2020

O serviço de Otorrinolaringologia do Hospital CUF Porto tem uma filosofia de atuação baseada na diferenciação para dar a melhor resposta possível aos doentes. Quem o garante é o coordenador deste serviço, Dr. Victor Correia da Silva, indicando como exemplo a Unidade de Vertigem. Veja a entrevista em vídeo.

Congresso da APO reagendado para 2021
Prof. Doutor Nuno Trigueiros
31 Jul. 2020

O Congresso anual da Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO), inicialmente agendado para os dias 27 e 28 de março, foi adiado para 8 a 10 de outubro deste ano. Porém, dada a situação da COVID-19 em Portugal, este evento científico foi novamente adiado para 25 e 26 de setembro de 2021, altura em que se prevê a sua realização presencial, no Hotel dos Templários, em Tomar. Para já, o evento, agendado para 2020, será desdobrado numa série de três webinars, que irão decorrer de outubro a dezembro deste ano. Veja as declarações em vídeo do Prof. Doutor Nuno Trigueiros, presidente da APO

Webinar promovido pela CUF Academic Center aborda vertigem e alterações do equilíbrio em MGF
Prof. Doutor João Paço
26 Jun. 2020

Ao lado da Dr.ª Maria Manuel Henriques e do Dr. Diogo Ribeiro, o Prof. Doutor João Paço integra o painel de participantes do webinar subordinado ao tema “Vertigem em MGF - Como avaliar, tratar e referenciar”, promovido pela CUF Academic and Research Medical Center. O especialista e diretor Clínico do hospital CUF Infante Santo falou com o My Otorrino e explicou que temas estarão em destaque - entre eles, síndrome vestibular agudo, exames complementares em Otoneurologia e doença de Ménière - neste encontro virtual que acontece no dia 2 de julho. Leia a entrevista do especialista.

Vertigem: "O acompanhamento destes doentes por MGF é fundamental"
Dr.ª Maria Manuel Henriques
26 Jun. 2020

A Dr.ª Maria Manuel Henriques, especialista do Hospital CUF Infante Santo, Lisboa, falou com o My Otorrino sobre o webinar "Vertigem em MGF: como avaliar, tratar e referenciar", que se realiza com o apoio da Mylan já no próximo dia 2 de julho, das 17h30 às 19h00. Leia a entrevista na íntegra e saiba como pode registar-se nesta sessão virtual.

Highlights da ASCO na área do cancro da cabeça e pescoço
Dr.ª Ana Joaquim
26 Jun. 2020

Uma das sessões especiais inseridas no programa dos Encontros da Primavera foi dedicada aos Highlights do Congresso da American Society of Clinical Oncology (ASCO), que decorreu igualmente numa versão virtual no final do mês de maio. Coube à Dr.ª Ana Joaquim apresentar as principais novidades no campo do cancro da cabeça e pescoço, resumidas em vídeo ao My Otorrino. Assista às declarações da médica oncologista do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho.

Carcinoma espinocelular da cabeça e pescoço: "Estamos perante um novo standart of care"
Prof.ª Doutora Claúdia Vieira
26 Jun. 2020

Os resultados da PFS2 (poster 6505) e da sobrevivência global por estado da doença (poster 6530) do ensaio KEYNOTE-048 foram apresentados na ASCO Virtual 2020. A Prof.ª Doutora Claúdia Vieira, oncologista do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, interpretou os resultados do KEYNOTE-048 apresentados na ASCO Virtual 2020, que comparou os braços pembrolizumab em monoterapia e pembrolizumab + quimioterapia com o braço EXTREME (tratamento padrão em 1.ª linha). Assista ao vídeo.

A surdez na doença de Ménière e o papel da reabilitação
Dr.ª Conceição Monteiro
05 Mar. 2020

A presença de doentes reabilitados no debate da perda de audição é, segundo a Dr.ª Conceição Monteiro, fundamental para a sensibilização, prevenção e reabilitação do problema junto da população em geral. Nesse sentido, a especialista acredita na importância de eventos que fomentem a conversa e a partilha de vivências entre pessoas com perda auditiva, como é o caso da celebração que decorreu no Hospital Lusíadas Lisboa, no passado dia 3 de março. Assista à entrevista em vídeo.

GRISI é o único representante de Portugal no Fórum Mundial da Audição
Dra. Luísa Monteiro
05 Mar. 2020

Sob a orientação da Dr.ª Luísa Monteiro, o Hospital Lusíadas Lisboa reuniu especialistas, doentes e famílias para debater o tema da perda de audição na perspetiva da prevenção e tratamento. Contando com testemunhos na primeira pessoa e troca de experiências, o evento assinalou o Dia Mundial da Audição, “uma data extraordinária para todos aqueles que lidam com a temática da surdez”. O My Otorrino entrevistou a coordenadora da Unidade de Otorrinolaringologia do hospital, que falou sobre este encontro e comentou a entrada do Grupo de Rastreio e Intervenção da Surdez Infantil (GRISI) no grupo no World Hearing Forum, enquanto presidente do mesmo.

“A audição é um bem que é preciso estimar e preservar”
Prof. Doutor Nuno Trigueiros
05 Mar. 2020

“Chamar a atenção para a importância da audição” foi, segundo o Prof. Doutor Nuno Trigueiros, o grande objetivo do encontro “Ouvir com Arte” organizado pela Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO), que decorreu no passado dia 3 de março, na Fundação Calouste Gulbenkian, e que assinalou o Dia Mundial da Audição. Contando com a moderação de Júlio Isidro, o painel do evento recebeu o bastonário da Ordem dos Médicos, especialistas em Otorrinolaringologia e audiologistas, bem com público em geral e doentes. Veja as declarações em vídeo do presidente da APO.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

Opinião

Cancro de cabeça e pescoço: o impacto da doença em Portugal
Dr.ª Ana Joaquim, secretária da direção do Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço
Nem só de rinoplastias vive o nariz. Sabia?
Dr. João Martins, cirurgião plástico

Apoio

Mylan