Entrevistas

Imunoterapia vai ganhar relevância como opção de primeira linha
Dr.ª Teresa Sarmento
09 Nov. 2020

“Nos últimos anos, temos vindo a assistir a uma grande revolução, podemos assim dizer, no tratamento do cancro da cabeça e pescoço metastático ou recorrente”. Quem o afirma é a Dr.ª Teresa Sarmento, do Centro Hospitalar Trás os Montes e Alto Douro, em entrevista ao My Otorrino.

Webinar da APO aborda a doença de Ménière e enxaqueca vestibular de forma multidisciplinar
Dr.ª Maria Manuel Henriques
09 Nov. 2020

No próximo dia 12 de novembro vai realizar-se mais um webinar da Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO) dedicado ao tema “Doença de Ménière e enxaqueca vestibular”. A Dr.ª Maria Manuel Henriques, membro da direção da APO, explica ao My Otorrino que estamos na “altura certa” para “esta abordagem multidisciplinar”.

“É preciso ter muito respeito por este tipo de doentes”
Dr.ª Ana Rita Santos
23 Out. 2020

“É preciso ter muito respeito” pelos doentes diagnosticados com cancro da cabeça e pescoço. As palavras são da Dr.ª Ana Rita Santos, do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), que falava ao My Otorrino no âmbito do 10.º Simpósio do Cancro da Cabeça e Pescoço. Veja a entrevista completa aqui.

O futuro da radioterapia no tratamento do cancro da cabeça e pescoço
Dr.ª Diana Moreira
23 Out. 2020

As perspetivas futuras no tratamento dos tumores da cabeça e do pescoço estiveram em foco no 10.º Simpósio do Cancro da Cabeça e Pescoço, que decorreu a 26 de setembro, na Figueira da Foz. Coube à Dr.ª Diana Moreira, assistente de Radioterapia do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, abordar o papel da radioterapia. Veja a entrevista completa.

Objetivo: diagnosticar e tratar as doenças que causam vertigem, tontura e desequilíbrio
Dr.ª Rosa Castillo
25 Set. 2020

Com o objetivo de diagnosticar e tratar todas as patologias que causam vertigem, tontura e desequilíbrio, a Unidade de Vertigem do Hospital CUF Porto é já uma referência na região Norte do País. Em entrevista ao My Otorrino, a Dr.ª Rosa Castillo, coordenadora da Unidade, abordou as particularidades desta valência. Assista ao vídeo.

Conseguir uma melhor resposta com atuação diferenciada
Dr. Victor Correia da Silva
25 Set. 2020

O serviço de Otorrinolaringologia do Hospital CUF Porto tem uma filosofia de atuação baseada na diferenciação para dar a melhor resposta possível aos doentes. Quem o garante é o coordenador deste serviço, Dr. Victor Correia da Silva, indicando como exemplo a Unidade de Vertigem. Veja a entrevista em vídeo.

Congresso da APO reagendado para 2021
Prof. Doutor Nuno Trigueiros
31 Jul. 2020

O Congresso anual da Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO), inicialmente agendado para os dias 27 e 28 de março, foi adiado para 8 a 10 de outubro deste ano. Porém, dada a situação da COVID-19 em Portugal, este evento científico foi novamente adiado para 25 e 26 de setembro de 2021, altura em que se prevê a sua realização presencial, no Hotel dos Templários, em Tomar. Para já, o evento, agendado para 2020, será desdobrado numa série de três webinars, que irão decorrer de outubro a dezembro deste ano. Veja as declarações em vídeo do Prof. Doutor Nuno Trigueiros, presidente da APO

Webinar promovido pela CUF Academic Center aborda vertigem e alterações do equilíbrio em MGF
Prof. Doutor João Paço
26 Jun. 2020

Ao lado da Dr.ª Maria Manuel Henriques e do Dr. Diogo Ribeiro, o Prof. Doutor João Paço integra o painel de participantes do webinar subordinado ao tema “Vertigem em MGF - Como avaliar, tratar e referenciar”, promovido pela CUF Academic and Research Medical Center. O especialista e diretor Clínico do hospital CUF Infante Santo falou com o My Otorrino e explicou que temas estarão em destaque - entre eles, síndrome vestibular agudo, exames complementares em Otoneurologia e doença de Ménière - neste encontro virtual que acontece no dia 2 de julho. Leia a entrevista do especialista.

Vertigem: "O acompanhamento destes doentes por MGF é fundamental"
Dr.ª Maria Manuel Henriques
26 Jun. 2020

A Dr.ª Maria Manuel Henriques, especialista do Hospital CUF Infante Santo, Lisboa, falou com o My Otorrino sobre o webinar "Vertigem em MGF: como avaliar, tratar e referenciar", que se realiza com o apoio da Mylan já no próximo dia 2 de julho, das 17h30 às 19h00. Leia a entrevista na íntegra e saiba como pode registar-se nesta sessão virtual.

Highlights da ASCO na área do cancro da cabeça e pescoço
Dr.ª Ana Joaquim
26 Jun. 2020

Uma das sessões especiais inseridas no programa dos Encontros da Primavera foi dedicada aos Highlights do Congresso da American Society of Clinical Oncology (ASCO), que decorreu igualmente numa versão virtual no final do mês de maio. Coube à Dr.ª Ana Joaquim apresentar as principais novidades no campo do cancro da cabeça e pescoço, resumidas em vídeo ao My Otorrino. Assista às declarações da médica oncologista do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

Opinião

Cancro de cabeça e pescoço: o impacto da doença em Portugal
Dr.ª Ana Joaquim, secretária da direção do Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço
Nem só de rinoplastias vive o nariz. Sabia?
Dr. João Martins, cirurgião plástico

Apoio

Mylan