Entrevistas

Comunicação constante com o doente é crucial para o seu diagnóstico e gestão
Prof. Doutor Herman Kingma
22 Out. 2021

Nomeado presidente de honra do OTONEURO 2021, o Prof. Doutor Herman Kingma partilhou com a My Otorrino o significado desta atribuição no congresso anual da APO, cujo regresso ao formato presencial considera “libertador”. O especialista da Maastricht University Medica Centre participou ainda como formador do curso dedicado à avaliação clínica, deixando as suas mensagens finais na entrevista em vídeo.

Devolver o doente à vida social e profissional com reabilitação vestibular
Dr.ª Sandra Costa
22 Out. 2021

A reabilitação vestibular foi abordada em conferência pela Dr.ª Sandra Costa. Em entrevista à My Otorrino, frisou que é uma prática que “tem a função de permitir ao doente regressar de uma forma mais precoce e ativa à sua vida social e profissional”. Veja o vídeo. 

Congresso Anual da APO com mais de 200 inscritos
Prof. Doutor Nuno Trigueiros
22 Out. 2021

O Prof. Doutor Nuno Trigueiros evidenciou, em entrevista à My Otorrino, a “adesão massiva” ao Congresso Anual da Associação Portuguesa de Otoneurologia e atribuiu muita importância ao regresso do formato presencial. Veja o vídeo.

As últimas novidades no tratamento do cancro de cabeça e pescoço
Dr.ª Ana Joaquim, oncologista do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia
11 Mar. 2021

“Em contexto paliativo, a grande novidade tem sido a imunoterapia”. Quem o afirma é a Dr.ª Ana Joaquim, oncologista do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, referindo-se ao tratamento do cancro de cabeça e pescoço. Este foi o tema da sua participação no congresso Perspectivas em Oncologia IX, que aconteceu de 18 a 20 de fevereiro, e o mote desta entrevista.

HPV: vacinação trava vírus que pode provocar cancro da orofaringe
Dr.ª Ana Jardim, otorrinolaringologista do Hospital CUF Descobertas
11 Mar. 2021

A relação entre o vírus do papiloma humano (HPV) e as várias especialidades afetadas pelo mesmo, nomeadamente a Otorrinolaringologia, é uma das principais mensagens de alerta da Dr.ª Ana Jardim, do Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, no âmbito do Dia Internacional da Consciencialização sobre o HPV, que se assinalou a 4 de março. Em entrevista, a especialista destaca o papel preventivo da vacinação na redução da incidência desta infeção viral e, consequentemente, de seis tipos de cancro. Assista ao vídeo.

Plataforma de Congressos Virtuais da News Farma multiplicou entre três e cinco a audiência dos congressos físicos
Ana Branquinho, diretora de Marketing da News Farma
18 Dez. 2020

“A News Farma sempre inovou na forma de comunicar com os profissionais de saúde e é por isso que continua a ser a referência editorial nesta área”. Em entrevista, Ana Branquinho, diretora de Marketing da News Farma, explica como, neste ano de 2020, os constrangimentos provocados pela pandemia vieram catapultar a relevância do digital, e fala na grande aposta no desenvolvimento de uma plataforma de congressos virtuais imersivos on demand, pensada à medida de cada organizador, de cada participante, de cada patrocinador. Em antevisão, afirma ainda que “o ano de 2021 tem um enorme potencial em matéria de congressos virtuais on demand e em todo o tipo de formação para profissionais de saúde, como é o caso da dos jovens especialistas, que são, neste momento, uma preocupação transversal a todas as áreas”.

 

Imunoterapia vai ganhar relevância como opção de primeira linha
Dr.ª Teresa Sarmento
09 Nov. 2020

“Nos últimos anos, temos vindo a assistir a uma grande revolução, podemos assim dizer, no tratamento do cancro da cabeça e pescoço metastático ou recorrente”. Quem o afirma é a Dr.ª Teresa Sarmento, do Centro Hospitalar Trás os Montes e Alto Douro, em entrevista ao My Otorrino.

Webinar da APO aborda a doença de Ménière e enxaqueca vestibular de forma multidisciplinar
Dr.ª Maria Manuel Henriques
09 Nov. 2020

No próximo dia 12 de novembro vai realizar-se mais um webinar da Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO) dedicado ao tema “Doença de Ménière e enxaqueca vestibular”. A Dr.ª Maria Manuel Henriques, membro da direção da APO, explica ao My Otorrino que estamos na “altura certa” para “esta abordagem multidisciplinar”.

“É preciso ter muito respeito por este tipo de doentes”
Dr.ª Ana Rita Santos
23 Out. 2020

“É preciso ter muito respeito” pelos doentes diagnosticados com cancro da cabeça e pescoço. As palavras são da Dr.ª Ana Rita Santos, do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), que falava ao My Otorrino no âmbito do 10.º Simpósio do Cancro da Cabeça e Pescoço. Veja a entrevista completa aqui.

O futuro da radioterapia no tratamento do cancro da cabeça e pescoço
Dr.ª Diana Moreira
23 Out. 2020

As perspetivas futuras no tratamento dos tumores da cabeça e do pescoço estiveram em foco no 10.º Simpósio do Cancro da Cabeça e Pescoço, que decorreu a 26 de setembro, na Figueira da Foz. Coube à Dr.ª Diana Moreira, assistente de Radioterapia do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, abordar o papel da radioterapia. Veja a entrevista completa.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

Opinião

Cancro de cabeça e pescoço: o impacto da doença em Portugal
Dr.ª Ana Joaquim, secretária da direção do Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço
Nem só de rinoplastias vive o nariz. Sabia?
Dr. João Martins, cirurgião plástico

PUB

Apoio

Viatris