Entrevistas

Doença de Ménière: importância da discussão regular
Dr.ª Maria Manuel Henriques
18 Nov. 2021

As guidelines mais atuais relacionadas com a doença de Ménière são de 2015, porém, foram validadas em 2020. É, por isso, importante haver discussão em torno desta patologia, segundo a Dr.ª Maria Manuel Henriques. Assista ao vídeo.

Estudo audiovestibular essencial para o estadio da doença
Dr.ª Ana Margarida Amorim
18 Nov. 2021

A Dr.ª Ana Margarida Amorim deu destaque ao estudo audiovestibular, devido à importância que tem para determinar o estadiamento dos doentes. “As guidelines consideram apenas o estudo audiométrico”, afirmou. Veja o vídeo. 

Estudo da imagem da hidrópsia: uma controvérsia na doença de Ménière
Beatriz Freitas-Branco
05 Nov. 2021

O estudo da imagem da hidrópsia é um exame que “parece ser promissor”, contudo, “ainda está em investigação”. Alvo de controvérsia, é considerado pelo Dr. Pedro Araújo “a última grande evolução da doença de Ménière”. Assista ao vídeo.  

Formação em Otoneurologia é essencial
Beatriz Freitas-Branco
05 Nov. 2021

O Prof. Doutor Pedro Santos salientou a importância da formação durante os encontros promovidos pela Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO). Esta edição não fugiu à regra com a presença do Prof. Doutor Herman Kingma. Assista ao vídeo.

Doença de Ménière envolta em controvérsia
Beatriz Freitas-Branco
05 Nov. 2021

A doença de Ménière gera, por norma, controvérsia. Isto porque, segundo a Dr.ª Rosa Castillo, moderadora da mesa-redonda sobre “Controvérsias na doença de Ménière”, trata-se de uma patologia frequente que apresenta uma variabilidade clínica interessante e que conduz muitas vezes a diferentes abordagens diagnósticas e terapêuticas por parte do médico. Por esse motivo na moderação da sessão, tentou por a discussão os aspectos mais relevantes e controversos do tema. Veja o vídeo. 

Comunicação constante com o doente é crucial para o seu diagnóstico e gestão
Prof. Doutor Herman Kingma
22 Out. 2021

Nomeado presidente de honra do OTONEURO 2021, o Prof. Doutor Herman Kingma partilhou com a My Otorrino o significado desta atribuição no congresso anual da APO, cujo regresso ao formato presencial considera “libertador”. O especialista da Maastricht University Medica Centre participou ainda como formador do curso dedicado à avaliação clínica, deixando as suas mensagens finais na entrevista em vídeo.

Devolver o doente à vida social e profissional com reabilitação vestibular
Dr.ª Sandra Costa
22 Out. 2021

A reabilitação vestibular foi abordada em conferência pela Dr.ª Sandra Costa. Em entrevista à My Otorrino, frisou que é uma prática que “tem a função de permitir ao doente regressar de uma forma mais precoce e ativa à sua vida social e profissional”. Veja o vídeo. 

Congresso Anual da APO com mais de 200 inscritos
Prof. Doutor Nuno Trigueiros
22 Out. 2021

O Prof. Doutor Nuno Trigueiros evidenciou, em entrevista à My Otorrino, a “adesão massiva” ao Congresso Anual da Associação Portuguesa de Otoneurologia e atribuiu muita importância ao regresso do formato presencial. Veja o vídeo.

As últimas novidades no tratamento do cancro de cabeça e pescoço
Dr.ª Ana Joaquim, oncologista do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia
11 Mar. 2021

“Em contexto paliativo, a grande novidade tem sido a imunoterapia”. Quem o afirma é a Dr.ª Ana Joaquim, oncologista do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, referindo-se ao tratamento do cancro de cabeça e pescoço. Este foi o tema da sua participação no congresso Perspectivas em Oncologia IX, que aconteceu de 18 a 20 de fevereiro, e o mote desta entrevista.

HPV: vacinação trava vírus que pode provocar cancro da orofaringe
Dr.ª Ana Jardim, otorrinolaringologista do Hospital CUF Descobertas
11 Mar. 2021

A relação entre o vírus do papiloma humano (HPV) e as várias especialidades afetadas pelo mesmo, nomeadamente a Otorrinolaringologia, é uma das principais mensagens de alerta da Dr.ª Ana Jardim, do Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, no âmbito do Dia Internacional da Consciencialização sobre o HPV, que se assinalou a 4 de março. Em entrevista, a especialista destaca o papel preventivo da vacinação na redução da incidência desta infeção viral e, consequentemente, de seis tipos de cancro. Assista ao vídeo.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

Opinião

Cancro de cabeça e pescoço: o impacto da doença em Portugal
Dr.ª Ana Joaquim, secretária da direção do Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço
Nem só de rinoplastias vive o nariz. Sabia?
Dr. João Martins, cirurgião plástico

PUB

Apoio

Viatris