Internacional
Depois de ter sido adiado para 2021 devido à situação de Saúde Pública que o mundo atravessa, fruto da COVID-19, o Congresso Europeu de Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço decorre agora em 2022, entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro. Naquela que é a sua 6.ª edição, o encontro irá ter lugar na cidade de Milão, em Itália.
Face à pandemia da COVID-19, o 9th European Congress on Head and Neck Oncology (ECHNO 2020) da European Head and Neck Society (EHNS) foi adiado para os dias 30 de junho a 3 de julho de 2021, em Bruxelas.
A fonte da perda auditiva pode ter um grande impacto na capacidade de entender a fala e apreciar a música. Este é o resultado de um novo estudo levado a cabo por uma equipa de investigadores da Purdue University e da University of Rochester, publicado recentemente no The Journal of Neuroscience.
De 29 de junho a 3 de julho decorre, no Square, Brussels Convention Center, a 5.ª edição do Congress of European ORL-Head & Neck Surgery.
Um grupo de investigadores da Royal National Throat, Nose and Ear Hospital (RNTNEH) e do UCL Ear Institute estão a conduzir um estudo realizado pelo consórcio REGAIN para testar um medicamento em pacientes com perda auditiva. O novo método poderá ajudar a reverter a atualidade no que aos tratamentos diz respeito, sendo que ambos os aparelhos auditivos e os implantes cocleares amplificam as ondas sonoras que entram no ouvido, mas não apresentam qualquer impacto nos problemas físicos subjacentes ao ouvido, responsáveis pela perda de audição.
Uma investigação levada a cabo por um grupo de investigadores do Brigham and Women's Hospital, em Boston, apresenta evidências de uma possível ligação entre a perda auditiva e o declínio mental. O estudo teve em consideração uma amostra de 10 mil pessoas com mais de 60 anos, que foram submetidas a avaliações cognitivas nos anos 2008, 2012 e 2016.
Sob o tema “Transfers, Bridges and Frontiers in Pediatric Otorhinolaryngology”, vai decorrer entre 23 e 26 de maio de 2020 o 15.º Congresso da Sociedade Europeia de Otorrinolaringologia Pediátrica (European Society of Pediatric Otorhinolaryngology – ESPO), em Marselha, França. Com esta iniciativa, a ESPO visa promover a qualidade dos cuidados a crianças com problemas ao nível da Otorrinolaringologia em toda a Europa. O evento bianual é considerado o maior em todo o mundo dedicado à especialidade.
Cancun, México, foi o local escolhido para acolher o Congresso da Fundación Iberoamericana de Neuro-Otologia 2019, a decorrer entre os dias 7 e 9 de junho. Mais informações vão ser divulgadas em breve.
Entre 22 e 25 de maio a cidade de Lisboa acolhe o 14th European Federation of Audiology Societies Congress, encontro que irá decorrer na Culturgest. A plataforma de inscrições já se encontra aberta.
A cidade de São Paulo, Brasil, acolhe o 18.º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia entre 29 e 31 de agosto. A organização garante um programa científico e social repleto de novidades.