Opinião
A partir do artigo “Surgical outcome of endoscopic endonasal repair of anterior skull base cerebrospinal fluid leaks in a tertiary center”, publicado na Revista Portuguesa de Otorrinolaringologia - Cirurgia de Cabeça e Pescoço, a primeira autora Joana Ramos Guincho, otorrinolaringologista na ULS Lisboa Ocidental, reflete sobre a evolução da cirurgia endoscópica e o papel emergente da inteligência artificial (IA), destacando os seus principais benefícios e desafios. Leia o artigo de opinião.
Leia o artigo de opinião da autoria de Ana Raquel Monteiro, médica na Unidade Local de Saúde (ULS) Gaia e Espinho, sobre o tratamento sistémico neoadjuvante no cancro da cabeça e pescoço. "Assim, embora ainda em fase de investigação, a neoadjuvância no cancro da cabeça e pescoço poderá no futuro vir a desempenhar um papel mais relevante, contribuindo para melhorar o controlo da doença e alguns outcomes funcionais", reflete.
Leia a visão de Ana Margarida Simões, do Hospital Distrital de Santarém, sobre o estado da arte da avaliação vestibular e a forma como a inteligência artificial pode alterar o paradigma clínico.
O acesso ao mercado de trabalho dos doentes com surdez é uma realidade com inúmeros desafios. O Eng. António Ricardo Miranda, da Associação OUVIR, partilha algumas recomendações e informações que devem ser transmitidas aos doentes, sobre esta realidade. Leia o artigo de opinião.
Leia o artigo de opinião da Dr.ª Leonor Pinto, do Serviço de Oncologia Médica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, sobre a imunoterapia no tratamento definitivo da doença localmente avançada no cancro da cabeça e pescoço.
Leia o artigo de opinião da Dr.ª Elsa Campôa, onde a oncologista do Centro Hospitalar Universitário do Algarve partilha a sua visão sobre o contexto atual do tratamento do carcinoma da nasofaringe metastático.
Leia o artigo de opinião do Dr. Daniel Duarte, especialista na Clínica CUF Mafra e no Hospital CUF Torres Vedras, sobre as reservas que devemos ter relativas às sequelas e efeitos deixados pela COVID-19 nos doentes.
O Prof. Doutor Nuno Trigueiros, presidente da Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO), deixa a sua opinião sobre a surdez. Neste artigo, o especialista apresenta as diferentes categorias que definem a patologia, as causas e particularidades e, ainda, o papel da intervenção precoce no sucesso do tratamento e gestão da doença.
Leia o artigo de opinião da Dr.ª Eugénia Castro, médica especialista em Otorrinolaringologia, no Centro Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho EPEI, sobre a importância da voz.
Leia o artigo de opinião do Dr. José Reis Ferreira, presidente da direção da Associação Nacional de Tuberculose e Doenças Respiratórias sobre a desabituação tabágica.